quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROPOSTA PEDAGÓGICA



PROPOSTA PEDAGÓGICA

     A proposta pedagógica da E.M.E.B Sueli Contini Marques está de acordo com o Referencial Curricular da Educação Básica das Escolas Públicas municipais de Franca que está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
     Nossa Proposta Pedagógica é fundamentada nos pressupostos da Teoria Sócio- Construtivista, que deve garantir a construção de Habilidades e o desenvolvimento de Competências e é assegurada e orientada pelo Referencial Curricular da Rede Municipal de Franca.
    A proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno, habilidades e competências e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização. Em preparação ao atendimento às determinações da Lei 10.172/2001 que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNDE), com metas do Ensino Fundamental de 9 anos, proporcionando o aumento da escolarização obrigatória e intenções de melhoria na qualidade e oferta de oportunidade para o desenvolvimento de aprendizagens. Temos como alvo principal trabalhar com o educando para que este se sinta capaz de atuar como cidadão co-participante, inserido no atual contexto de mundo.
Objetivos da escola
  1. Elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecida aos educandos, capacitando os professores e todos os envolvidos no processo de ensino (funcionários, equipe técnica) .
  2. Proporcionar aos pais e ou responsáveis pelo aluno momentos de reflexão sobre a interdependência entre escola e família, visando o reconhecimento e exercício dos direitos e deveres, a participação e co-responsabilidade, garantindo a sinergia entre todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem para a melhoria da qualidade da educação;
  3. Promover melhorias no espaço físico e mobiliário escolar, bem como a conscientização da comunidade escolar em relação à responsabilidade que todos têm para com a conservação do patrimônio público;
  4. Garantir o sucesso escolar do aluno.
Finalidade
     A prática educativa deve ser tecida a partir dos apelos de nosso mundo, das especificidades dos alunos e de um competente processo de negociação em sala de aula, repensamos as bases do planejamento escolar numa efetiva oportunidade de aprofundar a compreensão sobre as metas educativas, um pretexto para se repensar como, por quê, o que e para que ensinar e assim fortalecer a qualidade de ensino como uma chance de costurar o Projeto pedagógico da escola às iniciativas responsáveis pela implementação das diretrizes de trabalho. Ao afirmar a urgência da construção de uma escola inclusiva, cidadã, solidária e de qualidade social para todas as crianças, assume-se cada vez mais o compromisso com a implementação de políticas indutoras de transformações significativas na estrutura da escola, na organização dos tempos e dos espaços escolares, nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e desenvolver o currículo, e trabalhar com o conhecimento, respeitando as singularidades do desenvolvimento humano. O verdadeiro desafio impulsiona rumo ao objetivo primeiro de nosso sistema: o sucesso escolar.
Missão da Secretaria Municipal de Educação
Servir a comunidade e a família, garantindo educação de qualidade, assegurando acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos, promovendo uma cultura para a paz e a justiça, num processo de melhoria contínua.”

Missão da escola
Oferecer um ensino de excelência, garantindo que o espaço escolar seja compartilhado por todos, escola e comunidade, de forma harmônica e produtiva, com ações transformadoras com o objetivo de promover para a vida.
Valores
. Respeito
. Ética
. Excelência
. Espiritualização
. Solidariedade
. Compromisso

Visão da escola
     Tornar a escola um espaço educativo de referência, tendo como eixo norteador o conhecimento que é a base das relações que contribuem na compreensão do mundo em que vivemos, a partir de uma estratégia de abordagem e investigação de problemas que extrapolem os muros da escola e os limites da disciplina e estreitam as relações escola-comunidade, instituições parceiras distintas em sua metodologia, porém complementares.


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