PROPOSTA
PEDAGÓGICA
A
proposta pedagógica da E.M.E.B Sueli Contini Marques está de
acordo com o Referencial Curricular da Educação Básica das Escolas
Públicas municipais de Franca que está de acordo com a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, na
Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente,
no disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e
Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São
Paulo.
Nossa Proposta Pedagógica é fundamentada nos pressupostos da Teoria Sócio- Construtivista, que deve garantir a construção de Habilidades e o desenvolvimento de Competências e é assegurada e orientada pelo Referencial Curricular da Rede Municipal de Franca.
A proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno, habilidades e competências e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização. Em preparação ao atendimento às determinações da Lei 10.172/2001 que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNDE), com metas do Ensino Fundamental de 9 anos, proporcionando o aumento da escolarização obrigatória e intenções de melhoria na qualidade e oferta de oportunidade para o desenvolvimento de aprendizagens. Temos como alvo principal trabalhar com o educando para que este se sinta capaz de atuar como cidadão co-participante, inserido no atual contexto de mundo.
Nossa Proposta Pedagógica é fundamentada nos pressupostos da Teoria Sócio- Construtivista, que deve garantir a construção de Habilidades e o desenvolvimento de Competências e é assegurada e orientada pelo Referencial Curricular da Rede Municipal de Franca.
A proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno, habilidades e competências e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização. Em preparação ao atendimento às determinações da Lei 10.172/2001 que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNDE), com metas do Ensino Fundamental de 9 anos, proporcionando o aumento da escolarização obrigatória e intenções de melhoria na qualidade e oferta de oportunidade para o desenvolvimento de aprendizagens. Temos como alvo principal trabalhar com o educando para que este se sinta capaz de atuar como cidadão co-participante, inserido no atual contexto de mundo.
Objetivos da
escola
- Elevar sistematicamente a qualidade de ensino oferecida aos educandos, capacitando os professores e todos os envolvidos no processo de ensino (funcionários, equipe técnica) .
- Proporcionar aos pais e ou responsáveis pelo aluno momentos de reflexão sobre a interdependência entre escola e família, visando o reconhecimento e exercício dos direitos e deveres, a participação e co-responsabilidade, garantindo a sinergia entre todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem para a melhoria da qualidade da educação;
- Promover melhorias no espaço físico e mobiliário escolar, bem como a conscientização da comunidade escolar em relação à responsabilidade que todos têm para com a conservação do patrimônio público;
- Garantir o sucesso escolar do aluno.
Finalidade
A prática
educativa deve ser tecida a partir dos apelos de nosso mundo, das
especificidades dos alunos e de um competente processo de negociação
em sala de aula, repensamos as bases do planejamento escolar numa
efetiva oportunidade de aprofundar a compreensão sobre as metas
educativas, um pretexto para se repensar como, por quê, o que e para
que ensinar e assim fortalecer a qualidade de ensino como uma chance
de costurar o Projeto pedagógico da escola às iniciativas
responsáveis pela implementação das diretrizes de trabalho. Ao
afirmar a urgência da construção de uma escola inclusiva, cidadã,
solidária e de qualidade social para todas as crianças, assume-se
cada vez mais o compromisso com a implementação de políticas
indutoras de transformações significativas na estrutura da escola,
na organização dos tempos e dos espaços escolares, nas formas de
ensinar, aprender, avaliar, organizar e desenvolver o currículo, e
trabalhar com o conhecimento, respeitando as singularidades do
desenvolvimento humano. O verdadeiro desafio impulsiona rumo ao
objetivo primeiro de nosso sistema: o sucesso escolar.
Missão
da Secretaria Municipal de Educação
“Servir a
comunidade e a família, garantindo educação de qualidade,
assegurando acesso, permanência e o sucesso de todos os alunos,
promovendo uma cultura para a paz e a justiça, num processo de
melhoria contínua.”
Missão
da escola
Oferecer um
ensino de excelência, garantindo que o espaço escolar seja
compartilhado por todos, escola e comunidade, de forma harmônica e
produtiva, com ações transformadoras com o objetivo de promover
para a vida.
Valores
.
Respeito
. Ética
.
Excelência
.
Espiritualização
.
Solidariedade
.
Compromisso
Visão
da escola
Tornar a
escola um espaço educativo de referência, tendo como eixo norteador
o conhecimento que é a base das relações que contribuem na
compreensão do mundo em que vivemos, a partir de uma estratégia de
abordagem e investigação de problemas que extrapolem os muros da
escola e os limites da disciplina e estreitam as relações
escola-comunidade, instituições parceiras distintas em sua
metodologia, porém complementares.
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