quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NÍVEIS DE ENSINO

A escola Sueli Contini atende os seguintes níveis de ensino 

Educação Infantil
         

          A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. É oferecida gratuitamente em creches ou instituições equivalentes para crianças de até 3 anos de idade e, posteriormente, em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos.
          De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches e pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança. Atividades como brincar, contar histórias, oficinas de desenho, pintura e música, além de cuidados com o corpo, são recomendadas para crianças que frequentam a escola nesta etapa.
         Fase I-  Esta fase, visa o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
          Nela, a criança reforça o gosto pelo aprendizado e prepara-se para um entendimento sério da comunicação escrita, lida e falada. Ela também começa a ser treinada em conceitos matemáticos fundamentais, como classificação, numeração e ordenação. A criança, nesta fase, também aprende como a Ciência e a Natureza impactam o ambiente onde vivem. Neste estágio, a responsabilidade, como cidadã, sobre questões ecológicas começa, gradualmente, a ser passada para a criança. Afinal de contas, somos todos responsáveis pela saúde do planeta em que vivemos.
Além disso, a criança desfruta, ao longo do ano, de muitas oportunidades para desenvolver a criatividade nata que possui através de atividades como pintura, desenho e música. A parte física, obviamente é muito estimulada também,  pois várias atividades com o corpo são desenvolvidas nessa fase para que ela cresça saudável. 
          A ludicidade é  frequentemente vivenciada  nessa fase, pois  as atividades lúdicas cooperativas contribuem e oportunizam as crianças momentos de expressão, criação e de troca de informação, além de trabalhar a cooperação. Nesta ação elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais, desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.
         A escola atende nesse nível, Fase I (crianças com 4 anos completos ou a completar até 31 de março do ano vigente)  aproximadamente 71 crianças 


 Fase II - Esta fase visa  o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para o 1º Ano – Alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
           A escola tende nesse nível, fase II (crianças com 5 anos completos ou a completar até 31 de março do ano vigente) aproximadamente 74 crianças.

Ensino Fundamental - Ciclo I e Ciclo II

                De acordo com dispositivos legais e acreditando em pressupostos teóricos, a Rede Municipal de educação de Franca, organizou o Ensino Fundamental dos anos iniciais em dois Ciclos e adotou o sistema de Progressão Continuada.
            O Sistema de Progressão Continuada é exige uma organização da escolaridade em ciclos plurianuais, sabendo que não se trata de um fim em si, mas de um meio de tornar a escola mais justa e eficaz. Para tanto, torna-se essencial que a organização da escola favoreça intervenções didáticas mais eficazes, um melhor acompanhamento dos alunos, uma individualização diferenciada de seus percursos e uma avaliação realmente formativa.  A instauração de ciclos de aprendizagens deve ser acompanhada de competências mais pontuais e amplas em pedagogia, em didática e em avaliação.    
       O Ensino Fundamental tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância em que se assenta a vida social, bem como o senso crítico. A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
                 
 A escola atende atualmente no Ciclo I:
ano - Aproximadamente 47 crianças no preríodo da manhã e 55 crianças no período da tarde.
2º ano - Aproximadamente 61 crianças no preríodo da manhã e 64 crianças no período da tarde
3º ano  - Aproximadamente 57 crianças no preríodo da manhã e 45 crianças no período da tarde
      A escola atende atualmente no Ciclo II:
4º ano - Aproximadamente 38 crianças no preríodo da manhã e 39 crianças no período da tarde.
5º ano -
Aproximadamente 74 crianças no preríodo da manhã e 67 crianças no período da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário