A escola Sueli Contini atende os seguintes níveis de ensino
Educação Infantil
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. É oferecida
gratuitamente em creches ou instituições equivalentes para crianças de
até 3 anos de idade e, posteriormente, em pré-escolas para crianças de 4
a 5 anos.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches e
pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras,
contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e
para a inclusão social da criança. Atividades como brincar, contar
histórias, oficinas de desenho, pintura e música, além de cuidados com o
corpo, são recomendadas para crianças que frequentam a escola nesta
etapa.
Fase I- Esta fase, visa o desenvolvimento da criança nos principais
conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da
organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de,
buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
Nela,
a criança reforça o gosto pelo aprendizado e prepara-se para um
entendimento sério da comunicação escrita, lida e falada. Ela também
começa a ser treinada em conceitos matemáticos fundamentais, como
classificação, numeração e ordenação. A criança, nesta fase, também
aprende como a Ciência e a Natureza impactam o ambiente onde vivem.
Neste estágio, a responsabilidade, como cidadã, sobre questões
ecológicas começa, gradualmente, a ser passada para a criança. Afinal de
contas, somos todos responsáveis pela saúde do planeta em que vivemos.
Além
disso, a criança desfruta, ao longo do ano, de muitas oportunidades
para desenvolver a criatividade nata que possui através de atividades
como pintura, desenho e música. A parte física, obviamente é muito
estimulada também, pois várias atividades com o corpo são
desenvolvidas nessa fase para que ela cresça saudável.
A ludicidade é frequentemente vivenciada nessa fase, pois as
atividades lúdicas cooperativas contribuem e oportunizam as crianças
momentos de expressão, criação e de troca de informação, além de
trabalhar a cooperação. Nesta ação elas interagem umas com as outras,
desempenham papéis sociais, desenvolvem a imaginação, criatividade e
capacidade
motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as
brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o
argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor,
mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da
criança.
A escola atende nesse nível, Fase I (crianças com 4 anos completos ou a completar até 31 de março do ano vigente) aproximadamente 71 crianças
Fase II - Esta fase visa o desenvolvimento integral da criança através de uma
evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e
afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a
escrita (período preparatório).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para o 1º Ano – Alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para o 1º Ano – Alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
A escola tende nesse nível, fase II (crianças com 5 anos completos ou a completar até 31 de março do ano vigente) aproximadamente 74 crianças.
Ensino Fundamental - Ciclo I e Ciclo II
Ensino Fundamental - Ciclo I e Ciclo II
De acordo com dispositivos legais e acreditando em pressupostos teóricos, a Rede Municipal de educação de Franca, organizou o Ensino Fundamental dos anos iniciais em dois Ciclos e adotou o sistema de Progressão Continuada.
O Sistema de Progressão Continuada é exige uma organização da escolaridade em ciclos plurianuais, sabendo que não se trata de um fim em si, mas de um meio de tornar a escola mais justa e eficaz. Para tanto, torna-se essencial que a organização da escola favoreça intervenções didáticas mais eficazes, um melhor acompanhamento dos alunos, uma individualização diferenciada de seus percursos e uma avaliação realmente formativa. A instauração de ciclos de aprendizagens deve ser acompanhada de competências mais pontuais e amplas em pedagogia, em didática e em avaliação.
O Ensino Fundamental tem por objetivo o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a
aquisição de conhecimentos e habilidades. O fortalecimento dos vínculos
de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância em que se
assenta a vida social, bem como o senso crítico. A compreensão do ambiente natural e social do
sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se
fundamenta a sociedade.
A escola atende atualmente no Ciclo I:
1º ano - Aproximadamente 47 crianças no preríodo da manhã e 55 crianças no período da tarde.
2º ano - Aproximadamente 61 crianças no preríodo da manhã e 64 crianças no período da tarde
3º ano - Aproximadamente 57 crianças no preríodo da manhã e 45 crianças no período da tarde
A escola atende atualmente no Ciclo II:
4º ano - Aproximadamente 38 crianças no preríodo da manhã e 39 crianças no período da tarde.
5º ano - Aproximadamente 74 crianças no preríodo da manhã e 67 crianças no período da tarde.
5º ano - Aproximadamente 74 crianças no preríodo da manhã e 67 crianças no período da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário